quarta-feira, 7 de julho de 2010

20 anos sem Cazuza

Hoje completa-se 20 anos da morte do cantor Cazuza, um ícone dos anos 80 anos. Um homem que viveu intensamente cada instante de vida. Um jovem que influênciou outros jovens e que mostrou o que é ter coragem e ousadia... Ele soube exatamente como CURTIR A VIDA. Mas será que soube mesmo? Será que valeu a pena cada momento de "curtição" ?
Hoje li no twitter uma frase de um colega que achei super interessante:

CAZUZA MORREU POR QUE NÃO ENCONTROU UMA IDEOLOGIA PARA VIVER.

Abaixo está uma canção super conhecida, na verdade, considero mais como um poema que demonstrava exatamente como Cazuza se sentia...

Ideologia

Meu partido
É um coração partido

E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...


Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...


Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...


O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..


Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

 
Cazuza fez muito sucesso na época em que viveu, era um cara feliz, tinha tudo que qualquer pessoa queria.
Nasceu em uma família de classe média alta, ou seja, dinheiro não era problema. Nasceu com dois dons que muito gente tenta mas não conseguem ter:  o de cantar e de poetizar.

Mas pra essas pessoas que muitas vezes têm de tudo sempre falta muita coisa.
Cazuza tentou se completar no grupo Barão Vermelho, fez muito sucesso, mas isso não foi o suficiente.
Largou o grupo e gravou seu cd solo... não foi o suficiente...
Tentou viver escandalosamente... Conseguiu, mas não foi o suficiente...
Tudo isso por que ele não tinha uma ideologia,,,

ideologia
(ideo- + -logia)
s. f.

1. Ciência da formação das ideias.
2. Tratado sobre as faculdades intelectuais.


Coitado do homem que vive sem uma ideologia...
Encontrei minha ideologia...
Deus me ensinou a formar idéias... Deus me ensinou a aprimorar minhas faculdades intelectuais.
Minha ideologia... CRISTO...
Não tenho e nem quero ter as oportunidades que Cazuza teve... porque entre tudo o que ele encontrou em seu caminho de curtição e minha ideologia. Prefiro mil vezes minha ideologia...
Por que ela me faz viver e viver eternamente...
 

Fontes:
http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx
http://www.muitamusica.com.br/166-cazuza/biografia/

0 comentários:

Postar um comentário

Previous Post Next Post Back to Top